Bombammix: Japão recupera título de computador mais rápido do mundo


Imagem bombammix

Depois de uma fase de cinco anos com perdas na área da computação para as superpotências rivais Estados Unidos e China, os japoneses reconquistaram o título de computador mais rápido do mundo.

Chamado de “K Computer”, o supercomputador desenvolvido pela Fujitsu é cerca de 70 mil vezes mais rápido do que um X-Box, podendo processar até 8.162 trilhões de operações por segundo.

O nome do computador mais rápido da atualidade é derivado da palavra japonesa “Kei”, que se refere a dez quadrilhões, que é o número de cálculos por segundo que os seus criadores pretendem atingir com a super máquina.

A corrida para ter a posse do computador mais rápido do mundo nunca foi tão apertada. Atualmente existem dez computadores que operam com mais de um petaflop – o objetivo dos cientistas é de atingir o nível de dez.

O presidente da Fujitsu, Michiyoshi Mazuka, diz estar muito feliz, pois mesmo com o grande terremoto que aconteceu no Japão, o esforço dos envolvidos tornou a realização possível. “Estou sinceramente grato pelos nossos parceiros da região de Tohoku que nos proporcionaram um suprimento constante de componentes, mesmo que eles próprios tenham sido afetados com o desastre”, afirmou Mazuka. Sem esse auxílio, seria quase impossível ter reunido todos os elementos necessários para tamanha produção tecnológica.

Gostou? Então siga-nos também no Twitter! @bombammix

Sobre Ezequias Batista

informação e tecnologia

Publicado em julho 9, 2011, em Mundo Tecnologico e marcado como , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: