Bombammix: As 10 maiores distrações para engarrafamentos


A facilidade dos financiamentos vem aumentando drasticamente a quantidade de carros nas ruas, e com isso também estão aumentando os congestionamentos.

Ok… nem tudo é culpa do seu tão sonhado carro. Há a questão do transporte público deficitário, o horário de pico, maus motoristas, e diversos outros fatores que deixam o trânsito com uma lerdeza insuportável.

Mas como hoje o tempo é um bem precioso e o congestionamento, em geral, é algo previsível, que tal se programar para aproveitar a hora do rush a seu favor?

Imagem bombammix

1. Aprenda um idioma

A necessidade de um segundo idioma é uma realidade em praticamente todas as profissões, e mesmo no dia-a-dia. Inglês e espanhol são o mínimo para uma boa progressão de carreira, e as opções de cursos são infinitas.

Se você não tem tempo ou paciência para frequentar uma escola convencional, a web também é um mundo vasto, e há milhões de sites que oferecem cursos do básico ao avançado, com foco na parte oral, escrita ou gramática, cursos colaborativos, e até alguns em formato de rede social.

Alguns dos melhores sites são o Livemocha.com e o Busuu.com, em formato de rede social, que ensinam o idioma e te dão a possibilidade de receber auxílio de outros usuários, inclusive nativos. Tudo ao alcance do seu notebook, smartphone ou tablet com conexão 3G ou Wi-Fi.

2. Estude para um concurso público ou especialização da profissão

Imagem bombammix

Leve as apostilas do concurso que você tanto deseja passar, ou a daquela especialização que você escolheu. Se seu carro tem um DVD portátil ou embutido, é possível assistir também a video-aulas, com matérias dos principais concursos públicos.

No caso de um curso específico para aumentar os conhecimentos na sua área de trabalho, as opções são muitas, de mecânica a gastronomia, de design a investimento no mercado de ações. Muitas podem ser assistidas também no celular ou tablet.

3. Coloque a leitura em dia

Colocar a leitura em dia também é uma ótima ideia. Ela relaxa e cria novas conexões neurais (cérebro fresquinho sempre). Escolha um e-book, ou tenha uma pequena biblioteca no celular, smartphone, tablet, e-book reader, ou mesmo no notebook ou netbook.

4. Atualize-se sobre o que passa no mundo

A maioria dos grandes jornais e revistas tem uma edição online, e alguns possibilitam o download em PDF ou outros formatos de leitura eletrônica para assinantes. Caso não tenha conexão 3G ou Wi-Fi no carro, faço o download em casa e coloque no celular, tablet e etc, para ler enquanto você não estiver dirigindo.

5. Cante e/ou ouça suas músicas favoritas

“Quem canta seus males espanta”, já dizia o ditado. E quem disse que isso não é verdade? Ouvir e/ou cantar suas músicas preferidas pode ser muito relaxante. Carregue um MP3 player ou um pen drive, se o som do seu carro permitir essa conexão, e solte o cantor que há dentro de você.

Outra possibilidade, até para quem ainda não tem som no carro, é ter uma dessas caixas de som para MP3 Player ou celular, com a vantagem de não correr o risco de ter o som do carro roubado. Se não tiver nada disso, recorra ao celular mesmo que já ajuda.

Lembre-se de cuidar da sua audição, evitando o som muito alto.

Imagem bombammix

6. Atualize suas redes sociais

Aproveite para entrar no Facebook, Orkut, Twitter ou outras redes sociais que você participe enquanto estiver preso no engarrafamento usando o celular ou outro dispositivo que tenha a mão. Isso pode ajudar até no aumento da sua produtividade no trabalho, e consequentemente naquele aumento de salário.

7. Organize as finanças

Sabe aquele bolo de notinhas de cartão de crédito que vai lotando a carteira ou a bolsa? Que tal organizá-los?

Existem alguns softwares que auxiliam nessa organização, como o Quick Books, da Intuit, o Microsoft Money (ambos pagos), ou do GNUCash, um software livre. Eles registram entradas e saídas, produzem gráficos, entre diversas outras funções, como calcular investimentos, hipotecas e outras atividades ligadas ao mundo das finanças.

Uma boa organização financeira pode ser responsável por reduzir em até 30% os gastos no fim do mês.

8. Atualize a agenda do celular

Como quase ninguém usa mais agenda de telefone de papel, as memórias de celular ficam cheias, e muitas vezes de números antigo, já que hoje se troca de número mais do que de  roupa. Apague números antigos ou de pessoas com quem não tem mais contato frequente. Nesses casos é interessante anotar o número na agenda antes de deletar.

Imagem bombammix

9. Programe o fim de semana com os amigos

Alguns dos seus amigos provavelmente também estarão presos em algum engarrafamento pela cidade. Mas mesmo que não estejam, dê uma ligadinha, veja qual será a programação do fim de semana. Uma forma de economizar é instalar um gadget do Skype ou MSN no smartphone e fazer uma videoconferência.

10. Assista a vídeos no YouTube

Se você é daqueles que ama os virais mais recentes do YouTube ou outros sites de vídeos, aproveite esse tempinho e dê uma atualizada em todos. Assim você não tem que ficar se escondendo do chefe ou de quem quer que seja.

E lembre-se de fazer tudo isso com cuidado, prestando atenção em quando o trânsito andará para não piorar o engarrafamento ou causar um acidente.

(informação bombammix)

Sobre Ezequias Batista

informação e tecnologia

Publicado em julho 1, 2011, em Curiosidades e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: